O líder é o protagonista quando se trata de segurança psicológica no ambiente de trabalho e o principal agente de transformação e motivação do seu time.
Diante da transformação do mercado e da mudança de comportamento das novas gerações de profissionais, engajar e motivar sua equipe está entre os maiores desafios das lideranças.
Segundo dados da primeira edição do “Panorama de Sentimento das Lideranças”, realizado pela escola corporativa Sputnik, 34,4% dos gestores sentem insegurança na condução, desenvolvimento e engajamento do seu time.
Outra pesquisa realizada pela Gallup e divulgada nos mais diversos canais de comunicação, entre eles o portal Mundo RH, revela que os líderes são capazes de influenciar em até 70% o engajamento dos colaboradores.
Porém, a mesma pesquisa da Gallup também revela que 50% dos pedidos de demissões estão relacionados à liderança, o que passou a ser um alerta para os gestores.
É exatamente nessa hora que a segurança psicológica entra em cena ajudando a formar uma equipe motivada, colaborativa, inovadora e um time vencedor.
Mas, afinal, o que é segurança psicológica e como a sua aplicação pode transformar o seu grupo em um time de sucesso? Continue a leitura e confira.
A segurança psicológica e sua influência nas equipes
O termo segurança psicológica no trabalho surgiu no final dos anos 1990 e foi criado por Amy Edmondson, professora de Liderança e Gestão na Harvard Business School, pesquisadora na área de RH e autora.
Em 2019, Amy foi considerada a maior referência mundial sobre Recursos Humanos e uma de suas principais obras é o livro A Organização Sem Medo, onde retrata a cultura de segurança psicológica.
Mas, afinal, o que é segurança psicológica? Trata-se de uma cultura que visa dar ao colaborador a liberdade de ser quem ele é.
Ou seja, é a construção de um ambiente colaborativo onde todos se sintam livres e seguros para compartilharem suas ideias, identificarem e reconhecerem erros, além de darem e receberem feedbacks, sem a preocupação de constrangimentos e sem o medo de julgamentos.
Veja se existe segurança psicológica na sua equipe: em uma reunião de trabalho, todos os membros do grupo se sentem à vontade para opinarem? Ou eles apenas ouvem por receio de perguntar ou compartilhar suas ideias?
Quando seus colaboradores percebem e sentem que as contribuições que eles trazem são valorizadas e respeitadas, mesmo algumas vezes não sendo aceitas, aumenta o espírito de colaboração de todo o time e a inovação tende a predominar.
Efeitos transformadores da segurança psicológica no ambiente de trabalho
A segurança psicológica no trabalho faz todos os membros da equipe acreditarem que podem se manifestar, sugerir, perguntar, assumir responsabilidades e enfrentar desafios, porque serão respeitados e valorizados.
Sua aplicação resulta em:
- um ambiente de trabalho tranquilo e positivo,
- sentimento de autoconfiança e valorização por parte do colaborador,
- maior satisfação no trabalho,
- melhor produtividade,
- criação de espírito colaborativo na equipe,
- maior engajamento e comprometimento com a empresa,
O conjunto desses efeitos leva toda a equipe a se sentir segura para aprender e crescer, cada um mostrando seu potencial sem medo de julgamentos ou críticas e consequências negativas.
O resultado? Mais motivação, que por sua vez eleva a capacidade de criar e fortalece a inovação individual e coletiva.
Uma pesquisa realizada pela McKinsey, empresa especializada em consultoria estratégica, indica que 89% dos funcionários acreditam que a segurança psicológica é essencial para a satisfação e produtividade no local de trabalho.
Estratégias para cultivar um ambiente seguro e produtivo
A segurança psicológica se fundamenta em criar um ambiente onde todos compreendam o valor de aprender a ouvir, compartilhar e respeitar reciprocamente.
E tudo começa pelo exemplo. Por isso, como líder, desenvolva o hábito de ouvir atentamente o que o seu colaborador tem a dizer, respeitando o posicionamento dele e usando de empatia.
Dê poder de voz ao seu colaborador. Priorize a comunicação aberta e transparente, e aplique a cultura do feedback eficaz e construtivo com a sua equipe.
Valorize as contribuições e as conquistas individuais/coletivas do seu time, esse reconhecimento eleva a motivação e o senso de pertencimento.
Sugestão Descomplicouti: transforme a forma como sua equipe se comunica e colabora! Agende uma conversa conosco para saber como podemos implementar a segurança psicológica em sua empresa.