Resolução de problemas é uma sistemática mental

A resolução de problemas está entre as habilidades mais valorizadas do mercado e entre as competências mais exigidas para o futuro. Logo, todo profissional precisa aprender a desenvolvê-la.

A globalização e a tecnologia transformaram o mercado de trabalho e o comportamento do consumidor, fazendo com que empresas e profissionais precisassem se reinventar, mudando a forma como os empregadores contratam e mantêm seus talentos e como os profissionais atuam, são valorizados e constroem carreiras de sucesso.

Nesse cenário, habilidades comportamentais (people skills) passaram a ser tão valorizadas ou se tornaram mais importantes que as competências técnicas (hard skills) do profissional.

Essas habilidades comportamentais podem ser desenvolvidas e, segundo o relatório Future of Jobs, do The World Economic Forum (WEF), uma das people skills que mais estarão em ascensão até 2025 é a capacidade de resolução de problemas.

Afinal, todos temos problemas e eles estão presentes no mercado, no ambiente de trabalho, na vida pessoal, social e profissional. Por isso, aprender a resolvê-los é uma necessidade indispensável para atingirmos nossos objetivos.

A resolução de problemas é uma sistemática mental que envolve o uso de métodos que devem ser aplicados sequencialmente para se encontrar a solução.

Quer saber como desenvolver essa habilidade? Continue a leitura e confira o passo a passo.

Qual é o processo de resolução de problemas?

Como já dissemos, a resolução de problemas é uma sistemática mental, ou seja, você precisa seguir um ciclo para chegar a solução. 

Esse ciclo envolve as seguintes etapas:

Identificação

O primeiro passo é identificar o problema.

Considerando o primeiro momento, essa pode ser uma etapa fácil, mas exige muita atenção da sua parte, porque você precisa ter certeza que irá solucionar a causa do problema e não os sintomas que ele provoca.

Por exemplo: seu time de vendas vem apresentando baixo desempenho. Para você, o problema pode ser a falta de empenho dos membros da sua equipe. 

No entanto, a realidade pode ser outra. O baixo desempenho pode ser em decorrência das metas estarem acima da realidade ou os preços muito altos frente à concorrência, ou qualidade do produto deficiente, má gestão de tempo, acúmulo de atividades e entre outros motivos.

Criação de uma estratégia

O segundo passo para a resolução de problemas é a criação de uma ou mais estratégias para solucioná-lo. 

Toda estratégia deve ser devidamente pensada para eliminar o problema, da mesma forma que precisa auxiliar nas tomadas de decisões e contribuir com os objetivos da empresa.

Organização das informações

Dados são essenciais para a resolução de problemas. 

Por isso, antes de chegar a solução, busque saber, por exemplo, qual a frequência do problema, as ocorrências que ele gera e quem está envolvido. 

Quanto mais informações reunidas, melhor preparado para a resolução do problema você estará.

Alocação de recursos

A resolução de problemas exige investimentos de recursos. Entre eles, tempo e dinheiro, mas nem sempre temos e a ausência deles pode ser uma justificativa para a procrastinação, ou seja, deixar para pensar na resolução depois. 

Por isso, é importante você analisar a prioridade do problema e caso a solução faça a diferença, considere alocar mais recursos para resolver.

Monitoramento do progresso

Outra etapa da resolução de problemas é monitorar o seu progresso. Afinal, você precisa saber se as estratégias aplicadas estão progredindo. 

No caso de não haver progresso, é necessário rever a abordagem e criar novas estratégias.

Avaliação dos resultados

A etapa final da resolução de problemas é avaliar e medir os resultados.

Nessa hora, é necessário analisar o que foi aprendido em todo o processo e se as estratégias e metodologia aplicadas poderiam ser aproveitadas para resolver outros problemas existentes.

Quer desenvolver uma mentalidade de resolução de problemas? Nosso coaching individual ou em grupo proporciona uma experiência enriquecedora e estimulante a todos os participantes.

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