A resolução de problemas está entre as habilidades mais valorizadas do mercado e entre as competências mais exigidas para o futuro. Logo, todo profissional precisa aprender a desenvolvê-la.
A globalização e a tecnologia transformaram o mercado de trabalho e o comportamento do consumidor, fazendo com que empresas e profissionais precisassem se reinventar, mudando a forma como os empregadores contratam e mantêm seus talentos e como os profissionais atuam, são valorizados e constroem carreiras de sucesso.
Nesse cenário, habilidades comportamentais (people skills) passaram a ser tão valorizadas ou se tornaram mais importantes que as competências técnicas (hard skills) do profissional.
Essas habilidades comportamentais podem ser desenvolvidas e, segundo o relatório Future of Jobs, do The World Economic Forum (WEF), uma das people skills que mais estarão em ascensão até 2025 é a capacidade de resolução de problemas.
Afinal, todos temos problemas e eles estão presentes no mercado, no ambiente de trabalho, na vida pessoal, social e profissional. Por isso, aprender a resolvê-los é uma necessidade indispensável para atingirmos nossos objetivos.
A resolução de problemas é uma sistemática mental que envolve o uso de métodos que devem ser aplicados sequencialmente para se encontrar a solução.
Quer saber como desenvolver essa habilidade? Continue a leitura e confira o passo a passo.
Qual é o processo de resolução de problemas?
Como já dissemos, a resolução de problemas é uma sistemática mental, ou seja, você precisa seguir um ciclo para chegar a solução.
Esse ciclo envolve as seguintes etapas:
Identificação
O primeiro passo é identificar o problema.
Considerando o primeiro momento, essa pode ser uma etapa fácil, mas exige muita atenção da sua parte, porque você precisa ter certeza que irá solucionar a causa do problema e não os sintomas que ele provoca.
Por exemplo: seu time de vendas vem apresentando baixo desempenho. Para você, o problema pode ser a falta de empenho dos membros da sua equipe.
No entanto, a realidade pode ser outra. O baixo desempenho pode ser em decorrência das metas estarem acima da realidade ou os preços muito altos frente à concorrência, ou qualidade do produto deficiente, má gestão de tempo, acúmulo de atividades e entre outros motivos.
Criação de uma estratégia
O segundo passo para a resolução de problemas é a criação de uma ou mais estratégias para solucioná-lo.
Toda estratégia deve ser devidamente pensada para eliminar o problema, da mesma forma que precisa auxiliar nas tomadas de decisões e contribuir com os objetivos da empresa.
Organização das informações
Dados são essenciais para a resolução de problemas.
Por isso, antes de chegar a solução, busque saber, por exemplo, qual a frequência do problema, as ocorrências que ele gera e quem está envolvido.
Quanto mais informações reunidas, melhor preparado para a resolução do problema você estará.
Alocação de recursos
A resolução de problemas exige investimentos de recursos. Entre eles, tempo e dinheiro, mas nem sempre temos e a ausência deles pode ser uma justificativa para a procrastinação, ou seja, deixar para pensar na resolução depois.
Por isso, é importante você analisar a prioridade do problema e caso a solução faça a diferença, considere alocar mais recursos para resolver.
Monitoramento do progresso
Outra etapa da resolução de problemas é monitorar o seu progresso. Afinal, você precisa saber se as estratégias aplicadas estão progredindo.
No caso de não haver progresso, é necessário rever a abordagem e criar novas estratégias.
Avaliação dos resultados
A etapa final da resolução de problemas é avaliar e medir os resultados.
Nessa hora, é necessário analisar o que foi aprendido em todo o processo e se as estratégias e metodologia aplicadas poderiam ser aproveitadas para resolver outros problemas existentes.
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