Procrastinação: 5 atitudes diárias para vencê-la

A procrastinação faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, especialmente as que optam por deixar seus compromissos e tarefas para outro momento.

O problema começa quando isso é feito de forma frequente, o que prejudica o bem-estar, a saúde e, muitas vezes, a performance profissional.

Infelizmente, vencer esse hábito não é algo tão simples assim, já que é o nosso cérebro que está por trás dele.

Basicamente, quando temos uma tarefa que não queremos fazer, nosso corpo busca realizar outras atividades que vão nos fazer felizes no momento, como usar o celular, ver um vídeo ou bater um papo, adiando o compromisso o máximo que puder.

Isso quer dizer que é preciso ensinar para o nosso cérebro, aos poucos, que os esforços compensam e que não ter que correr contra o tempo ou viver estressado é melhor do que procrastinar.

Continue lendo para saber mais e entenda como vencer a procrastinação.

5 práticas diárias para vencer a procrastinação

Confira como vencer a procrastinação com algumas práticas diárias.

Divida o seu tempo

O maior erro na hora de realizar uma atividade é pensar que você precisa se dedicar totalmente a ela até a sua finalização.

Por mais que isso seja possível em alguns projetos, os mais longos, que envolvem diversos dias (ou semanas) de atenção, exigem que você divida tudo que tem para fazer em pequenas atividades, estabelecendo um tempo para cumpri-las.

Não esqueça aqui de considerar um tempo para você dar uma relaxada, incluindo 5 minutos de descanso para cada hora trabalhada, como proposto pela Técnica Pomodoro, por exemplo.

Programe o seu dia

Ao deixar o seu dia bem programado, garantindo quais atividades devem ser feitas em cada momento, evita-se a procrastinação.

Sabemos que fazer essa programação é mais fácil para algumas pessoas do que para outras, afinal, há profissões que são cheias de imprevistos.

Mesmo nesses casos, é importante deixar previsto as tarefas que devem ser feitas no dia, na semana e, se possível, no mês.

Isso ajudará você a ter um rumo para fazer o que deve, evitando perder tempo com atividades dispensáveis.

Defina suas prioridades

A procrastinação nem sempre envolve mexer no celular ou fazer algo que não se deve. Muitas vezes, optamos por fazer atividades que são mais rápidas para finalizar, mas também são menos importantes.

Para evitar que isso aconteça, você deve listar suas tarefas considerando sua prioridade, não a facilidade em fazê-las ou sua preferência pessoal.

Uma boa ideia é intercalar as atividades que você não gosta de fazer com as menores e mais divertidas, o que fará o seu dia ser mais produtivo e menos tedioso.

Mas cuidado: o seu foco sempre deve estar no que é mais importante.

Gerencie suas emoções

O gerenciamento das emoções também pode auxiliar você a vencer a procrastinação.

Ao saber como lidar com o tédio, com a frustração e com outros sentimentos negativos, aumenta-se o foco e evita-se a autossabotagem.

Para isso, foque no autoconhecimento e no desenvolvimento da inteligência emocional.

Saiba aproveitar o ócio

Quem é procrastinador sabe que mesmo enrolando para fazer uma tarefa, ela está sempre na nossa mente, o que prejudica o relaxamento e o desligamento total da responsabilidade.

Ao organizar sua rotina, dividir o tempo, definir as prioridades e gerenciar as emoções, você terá mais tempo livre, que deve ser bem aproveitado, seja relaxando ou divertindo-se.

Assim, você encontra equilíbrio entre todas as esferas da sua vida e consegue viver de forma mais plena.
Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? VEM COM A DESCOMPLICOUTI! Será um grande prazer bater um papo com você!

Posts Recentes