Uma boa gestão de conflitos é a chave para um ambiente de trabalho mais produtivo, colaborativo e eficiente.
As tensões e o estresse do dia a dia de trabalho podem levar a desentendimentos entre colaboradores, ou até mesmo entre líderes e liderados.
Por esse motivo, é fundamental que a empresa esteja preparada para lidar com esse tipo de situação, além de colocar em prática ações que ajudem a prevenir esse tipo de acontecimento.
Foi pensando nisso que preparamos esse conteúdo, com 5 sugestões de como praticar uma gestão de conflitos eficiente na empresa. Continue a leitura e descubra como cumprir essa missão!
Descubra como fazer a gestão de conflitos na sua empresa
Desentendimentos no ambiente de trabalho podem afastar um negócio dos seus objetivos, uma vez que as pessoas passam a focar em problemas nas suas relações interpessoais, deixando metas profissionais de lado.
Por isso, para evitar esse problema, aqui vão 5 passos simples e eficientes para fazer uma boa gestão de conflitos e impedir que eles voltem a acontecer no futuro:
Investigue as causas do conflito
Compreender quais são as causas da tensão é um passo bastante importante para solucionar qualquer conflito e aplicar ações que ajudem a evitá-lo futuramente.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) aponta que, entre as principais motivações para problemas dessa natureza, os colaboradores das empresas apontam:
- falhas de comunicação,
- despreparo ou ausência de flexibilidade por parte dos gestores,
- falta de clareza sobre a estratégia organizacional,
- pouco entendimento sobre os papeis e responsabilidades de cada pessoa.
Ao identificar a causa do desentendimento, você poderá pensar em ações mais eficazes para resolvê-lo.
Comprometa-se e atue como facilitador para os envolvidos
Para uma boa gestão de conflitos, é importante que a postura adotada pelo gestor seja de um “facilitador”.
Isso significa que esse profissional deverá criar oportunidades de diálogo, buscar compreender ambos os lados envolvidos na situação e contribuir para uma interação tranquila e produtiva.
No entanto, é importante que os próprios envolvidos encontrem soluções para resolver o desentendimento.
Estimule a boa comunicação entre as equipes
A comunicação é um elemento chave para a gestão de conflitos, seja no momento em que ocorrem ou como uma forma de prevenção a eles.
É importante incentivar o diálogo constante entre as equipes, de modo que sintam-se à vontade para fazer críticas e também para recebê-las, compreendendo-as como um elemento importante para o crescimento de todos.
Cultive a cultura de feedbacks diretos
Os feedbacks também são uma prática fundamental para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso.
Esse é o momento para expor avanços e conquistas, além de pontos que precisam ser aprimorados.
Além disso, pode ser interessante que o gestor faça seus apontamentos e, em seguida, deixe que o colaborador também faça os seus.
Incentive suas equipes a aprender a lidar com conflitos
Uma boa gestão de conflitos precisa ser aplicada diariamente, em cada ação praticada na empresa.
Para isso, é importante que os colaboradores estejam dispostos a desenvolver sua inteligência emocional e a compreender melhor as situações tensas que ocorrem na rotina de trabalho.
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