O tipo de liderança adotado em uma empresa e o desempenho desse profissional são elementos fundamentais para o sucesso da organização como um todo.
Diferentes abordagens resultam em um trabalho distinto por parte das equipes e, por isso, é importante adotar aquela que melhor se adequa ao perfil da empresa.
No entanto, seja qual for o estilo escolhido, será preciso contar com uma série de habilidades, que são fundamentais para o trabalho de qualquer líder, influenciando sua relação com os colaboradores e o cumprimento das suas funções.
Para conhecer os diferentes tipos de liderança e saber quais são as habilidades necessárias para obter um bom desempenho nesse cargo, acompanhe este conteúdo!
Quais são os tipos de liderança?
Liderar pessoas não é uma tarefa simples e os métodos adotados para realizá-la podem mudar de acordo com o perfil, os objetivos e a cultura de uma empresa.
Assim, é possível adotar diferentes tipos de liderança, como:
- autoritária: caracterizada pela centralização do poder e das tomadas de decisão, uma vez que os líderes são vistos como autoridades,
- democrática: consiste em uma postura mais aberta ao diálogo e à participação dos colaboradores nas tomadas de decisão, além de contar com uma escuta constante,
- liberal: parte do pressuposto de que os funcionários sabem o que devem fazer e como, o que significa que basta manter uma visão sistêmica do todo e conduzir a atuação das equipes na direção certa,
- paternalista/matriarcal: essa abordagem é mais exigente e costuma trabalhar com reforços positivos, recompensando aqueles que trabalham bem e deixando claro quem são os profissionais que precisam melhorar,
- técnica: nesse caso, o principal traço da liderança é o seu conhecimento, que é aplicado para conduzir as atividades de todos.
Diferentes abordagens servem a propósitos distintos. Assim, pode ser que certas perspectivas atendam melhor aos objetivos de determinada empresa, sendo importante avaliar cada uma delas.
Principais habilidades desejadas na liderança
Seja qual for o tipo de liderança adotada, algumas habilidades precisam fazer parte da atuação de quem ocupa esses cargos.
A inteligência emocional, por exemplo, permite lidar com a tensão do dia a dia de trabalho e com os desafios da empresa de forma mais equilibrada, identificando e gerenciando as próprias emoções.
Ela deve ser acompanhada de habilidades relacionadas à gestão de conflitos, que garantem uma abordagem mais eficaz ao solucionar eventuais problemas entre colaboradores, os quais podem prejudicar o clima organizacional e o desempenho da equipe como um todo.
A comunicação é mais um pilar fundamental e deve ser estimulada constantemente, de forma que líderes e colaboradores possam dialogar de forma clara e transparente, facilitando e otimizando diversos processos da empresa.
Além disso, há ainda muitas outras habilidades importantes, como a adaptabilidade, a visão estratégica e a capacidade de tomada de decisão.
Como ser um bom líder?
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