Mesmo quem acha que possui um excelente autoconhecimento pode se surpreender com os efeitos do histórico emocional na forma como agimos diariamente.
Esse conceito está atrelado às ações que tomamos de forma inconsciente e que, muitas vezes, passam despercebidas, sem que sejam questionadas.
Por isso, o primeiro passo para realmente entender a forma como nos comportamos em situações cotidianas, sendo muitas delas na vida profissional, é compreender de onde vem essas atitudes.
Para saber mais sobre o que é o histórico emocional e como ele pode afetar suas relações, seja na vida pessoal ou profissional, continue a leitura!
O que, exatamente, é o histórico emocional?
É claro que muitas das particularidades do ser humano vêm de características biológicas, que nos distinguem de outros animais, por exemplo.
No entanto, um dos traços mais inerentemente humanos que temos é a vida social, assim como as relações que criamos nela.
É a partir de cada experiência que vivemos, principalmente ao longo da infância ou até mesmo em anos posteriores, que formamos nossa identidade, nossos hábitos e crenças.
Valores, princípios, preferências e tudo aquilo em que acreditamos são resultados das experiências que temos e das relações que criamos ao longo da vida, seja com outros indivíduos ou com a própria sociedade.
E, quando chega a vida adulta, para onde vai tudo isso?
A questão é, justamente, que esse conjunto de elementos permanece conosco, criando um histórico emocional que surge em cada nova experiência, reproduzindo padrões que formamos ao longo do nosso desenvolvimento.
Qual o impacto do histórico emocional na nossa vida?
Todo esse histórico emocional que trazemos conosco na vida adulta aparece a cada situação que enfrentamos.
A maneira como agimos reflete muito daquilo em que acreditamos, nossos princípios, a visão que se tem de si mesmo e também do outro.
Assim, em uma simples conversa, por exemplo, a informação trazida pelo outro passa por um filtro interno e associamos sua fala a tudo aquilo que vivenciamos, incluindo nossos julgamentos e estereótipos.
Em situações de conflito, seja na vida pessoal ou no trabalho, isso fica ainda mais evidente, já que o medo e a tensão presentes nesses cenários despertam nossos instintos e, consequentemente, o histórico emocional.
Muitas vezes, a dificuldade de lidar com determinadas situações pode levar até mesmo a quadros como a ansiedade e a níveis elevados de estresse, que prejudicam o bem-estar e a qualidade de vida.
Por isso, compreender o papel do histórico emocional em nossas vidas é o primeiro passo para entender melhor de onde vêm muitas de nossas aflições e dificuldades cotidianas.
Há como mudar a nossa visão de mundo?
Felizmente, sempre é possível se tornar mais consciente desses processos, começar a se conhecer melhor e, então, tomar atitudes em relação aos problemas que observamos no dia a dia.
Afinal, por que não mudar a forma como nos posicionamos diante do mundo, se essa mudança pode ser para melhor?
No entanto, para cumprir esse objetivo, a ajuda profissional é imprescindível.
A imersão ReStart-C é um exemplo de como profissionais especializados podem ajudar nesse processo.
Trata-se de uma jornada imersiva, voltada para quem deseja descobrir o poder da autoconsciência e transformar a vida tomando decisões mais assertivas e direcionadas aos seus objetivos pessoais e profissionais.
Entre em contato e saiba mais sobre a imersão ReStart-C!