A comunicação pessoal para carreira é uma das competências mais valorizadas no mercado e indispensável para o profissional que busca a realização e o sucesso.
À medida que o mercado de trabalho se transforma, as habilidades sociais e comportamentais (soft skills) passaram a ser requisitos fundamentais para os recrutadores e desenvolvê-las é uma necessidade do profissional do presente e do futuro.
Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, pelo Business Name Generator, 71% dos profissionais entrevistados acreditam que cada vez mais as soft skills serão importantes e valorizadas no ambiente corporativo.
E cerca de 25% deles consideram a comunicação como a mais necessária delas.
Quer saber como desenvolver uma comunicação eficiente e positiva? Continue a leitura e confira as sugestões da Descomplicouti para você.
A importância da comunicação pessoal para carreira
Apesar do home office, da automação e digitalização dos processos, é praticamente impossível pensar no dia a dia corporativo sem a necessidade de relacionamentos interpessoais.
Afinal, um líder, por exemplo, precisa constantemente se comunicar com a sua equipe, com parceiros, sócios e até mesmo superiores.
Da mesma forma que no mundo corporativo estamos diariamente nos relacionando com clientes, fornecedores, superiores e subalternos.
Nesse cenário, desenvolver a comunicação pessoal para carreira envolve um conjunto de ações, que inclui:
- saber o que dizer e como falar,
- escutar,
- repassar informações,
- transmitir orientações,
- motivar a equipe.
Qual a importância de desenvolver uma comunicação positiva e eficiente? Esse aspecto auxilia no(a):
- relacionamento mais próximo e transparente,
- melhora do clima organizacional,
- resolução de problemas,
- abertura de mais oportunidades de crescimento e sucesso.
Habilidades essenciais de comunicação
Para melhorar a sua comunicação pessoal, você precisa observar ações e comportamentos seus que na maioria das vezes passam despercebidos e que vão muito além do falar ou escrever palavras certas, no momento exato, como, por exemplo:
Escuta ativa
Desenvolver a comunicação pessoal para carreira envolve a escuta ativa, afinal, aprender a ouvir o outro:
- evita mal-entendidos,
- torna a relação mais transparente,
- ajuda a construir relacionamentos mais sólidos e times mais unidos.
Sem contar que quando os demais membros da sua equipe percebem que podem falar e sentem que serão ouvidos, eles se tornam mais seguros e propensos para se comunicarem abertamente, compartilhando experiências, dúvidas, informações e ideias.
Comunicação não verbal
Quando se fala em comunicação pessoal para carreira, é preciso destacar que olhares, gestos involuntários, expressões faciais e trejeitos também transmitem mensagens.
Por melhor que seja o seu discurso, alguns gestos involuntários, como balançar as pernas, mãos tremendo ou suando e olhar tenso, podem demonstrar nervosismo, ansiedade e insegurança.
Ou seja, a sua comunicação não verbal diz muito sobre você e o seu momento, por isso ela também precisa ser desenvolvida.
Clareza e concisão
Clareza e concisão são o caminho para uma comunicação pessoal para uma carreira eficiente e bem-sucedida, sendo necessário buscar sempre passar a mensagem de forma simples e compreensível.
Seja breve e evite falas longas. Em caso de informações mais complexas, use formas e exemplos de fácil compreensão, isso evita confusões e diferentes interpretações.
Agora que você conferiu a importância da comunicação pessoal para carreira, que tal conhecer o Método Impulso da Descomplicouti.
Individual ou coletivo, ele é ideal para quem quer transformar seu futuro, aprendendo a se comunicar eficaz e estrategicamente, além de aprimorar suas habilidades de vender, sua experiência e competências, garantindo que você se destaque nas oportunidades profissionais.
Entre em contato e saiba como dar um up na sua carreira com o Método Impulso da Descomplicouti.