Descubra o que são people skills e como desenvolver na sua carreira

People skills são determinantes para o profissional moderno e indispensáveis para a construção de uma carreira consolidada.

A era da tecnologia, da informação globalizada e do conhecimento transformou o mercado de trabalho, o mundo dos negócios e o comportamento do consumidor.

Vivenciamos um momento amplo, dinâmico, globalizado e seletivo, exigindo que os profissionais estejam aptos a atender as exigências do consumidor e as constantes transformações do mundo dos negócios para que a empresa se mantenha competitiva.

Nesse cenário, o conhecimento e as capacidades técnicas (hard skills) conseguem conduzir você somente até determinado momento da sua carreira. 

Desse modo, as people skills, ou seja, como você se comporta diante de um mercado altamente exigente, como lida com a pressão e os conflitos, como se comunica com sua equipe e gera resultados, são tão importantes quanto as suas habilidades técnicas.

Destacamos uma publicação no LinkedIn, que traz uma pesquisa realizada pela Michael Page, player especializado em recrutamento, mostrando que 91% dos profissionais são contratados com base nas suas hard skills, mas 83% são demitidos devido as people skills.

Ficou interessado em descobrir o que são people skills e como você pode desenvolvê-las na sua carreira? Continue e confira.

O que são people skills?

People skills, também chamadas de soft skills, dizem respeito a um conjunto de habilidades associadas ao comportamento e a interação humana do profissional e estão relacionadas à forma como você lida com o outro e consigo, nas mais diferentes situações.

Elas podem ser desenvolvidas e atualmente são super valorizadas no mercado.

Segundo publicação no portal do InfoJobs, uma das plataformas de emprego mais visitadas do país, cerca de 93% das empresas brasileiras consideram que as soft skills são fundamentais na hora de avaliar o fit cultural de um candidato a uma colocação.

Conhecendo o que são people skills, confira algumas das mais valorizadas do mercado: 

  • pensamento analítico e inovador,
  • inteligência emocional,
  • originalidade,
  • criatividade,
  • capacidade de trabalhar sob pressão,
  • resiliência e flexibilidade,
  • comunicação,
  • capacidade de enfrentar desafios e resolver problemas complexos,
  • liderança.

Os benefícios profissionais do desenvolvimento de people skills

Agora que você conferiu o que são people skills, é importante saber que boa parte delas é desenvolvida a partir do autoconhecimento e da troca de vivências e experiências que revelam como você é e como se comporta no trabalho em grupo.

Desenvolver as people skills traz inúmeros benefícios para você e na relação profissional, como, por exemplo:

Melhorar o pensamento analítico e inovador

Tão importante quanto saber o que são people skills é compreender que existem habilidades comportamentais indispensáveis para o profissional de sucesso e uma delas é o pensamento analítico e a inovação.

Segundo o relatório Futuro do Trabalho 2023, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, o pensamento analítico constitui 9% das habilidades comportamentais essenciais ao profissional do futuro.  

Um dos benefícios em desenvolver as people skills é aprender a pensar analiticamente, ou seja, saber analisar as diferentes informações e cenários, vistos de forma ampla e sistêmica, ajudando efetivamente nas tomadas de decisões.

Ajudar na resolução de problemas complexos

Falar em um mercado altamente dinâmico e exigente, significa dizer que o profissional precisa aprender a pensar fora da caixa para resolver os constantes e complexos desafios e problemas do dia a dia. 

Quando você conferiu o que são people skills, descobriu ser possível desenvolvê-las e ao fazer isso aprendemos a aprimorar a nossa capacidade de percepção.

E isso vai ajudar diretamente na criação de estratégias novas e criativas para evitar ou resolver os possíveis problemas do mundo dos negócios.

Nesse contexto a inteligência emocional desenvolvida por meio do autoconhecimento se faz relevante, uma vez as pessoas com esta habilidade tendem a encontrar soluções para problemas complexos mais rapidamente.

Cultivar habilidades de liderança e a influência social

Ao definirmos o que são people skills, observamos se tratar de um conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento do profissional e à interação humana.

Desenvolvendo a inteligência emocional, você aprende a identificar, compreender e administrar suas emoções e as de outros indivíduos, especialmente de outros profissionais que convivem no seu dia a dia.

Logo, desenvolvê-la é uma forma de você cultivar habilidades essenciais de liderança e de relacionamentos.

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