Como superar o medo: uma técnica de coaching para viver mais tranquilo(a)

Superar o medo é indispensável para qualquer pessoa que deseja ter uma vida mais plena e tranquila, sem temer o futuro.

Ao viver uma vida com esse sentimento, tomamos decisões ruins, perdemos oportunidades e colocamos limites nos sonhos e desejos.

Combater qualquer insegurança não é algo fácil, envolvendo diversas questões internas que focam em entender o motivo e superá-lo.

Continue lendo para saber mais e veja que o autoconhecimento pode auxiliar você a superar o medo.

Por que superar o medo é essencial?

O medo é uma resposta do nosso corpo a qualquer situação de perigo. Na antiguidade, era ele que garantia a sobrevivência humana e evitava que os homens da caverna se expusessem a grandes riscos.

E isso ainda é verdade atualmente. É ele que nos impede de nos colocar em situações perigosas, como caminhar em uma área violenta, por exemplo.

Mas nem sempre esse sentimento ocorre na intensidade ou frequência que deveria, o que faz com que muitas pessoas temam algo de forma intensa, os paralisando totalmente.

Assim, estabelecem-se limites que impedem novos desafios ou experiências de acontecerem.

E o pior: muitas vezes, as pessoas nem conhecem exatamente o seu medo e, consequentemente, não pensam em estratégias para superá-lo.

Dessa forma, o primeiro passo para superar o medo é reconhecê-lo e buscar entendê-lo melhor.

Medo x fobia

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é a diferença entre medo e fobia. Basicamente, o primeiro conceito é um mecanismo natural que traz mais segurança para nós.

Já a fobia é caracterizada por esse sentimento de forma extrema, como:

  • Aracnofobia: quando se teme aranhas;
  • Claustrofobia: medo de lugares fechados;
  • Agorafobia: medo de passar por situações que possam causar constrangimento ou pânico;
  • Acrofobia: ligado a alturas.

A principal diferença entre eles é a intensidade. Uma pessoa com aracnofobia, por exemplo, não consegue permanecer no mesmo ambiente que o animal e sente-se mal só de pensar nessa situação.

Já aquela que apenas tem medo, consegue enfrentar isso e matar um aracnídeo, se for necessário.

Quando falamos sobre fobia ou qualquer medo em grande intensidade, é essencial haver acompanhamento psicológico para controlar os sentimentos e evitar ataques de pânico ou de ansiedade.

Como o autoconhecimento pode ser uma ferramenta poderosa para superar o medo?

Para superar o medo, recomendamos o autoconhecimento, uma ferramenta muito utilizada em acompanhamento de coaching que traz diversos resultados.

Assim como o nome já sugere, esse conceito está relacionado com se conhecer melhor, entendendo seus/suas:

  • Valores,
  • Qualidade,
  • Limitações,
  • Talentos,
  • Defeitos,
  • Emoções,
  • Convicções,
  • Crenças.

Por meio do autoconhecimento, você consegue entender a origem das suas inseguranças e buscar formas de aliviá-las ou superá-las totalmente.

E o autoconhecimento ainda traz outros benefícios relacionados ao medo, auxiliando você mesmo a entender suas reações e trazer mais equilíbrio para sua vida.

Além disso, essa ferramenta ainda ajuda você a se tornar uma pessoa melhor.

A Descomplicouti foi criada para trazer transformações duradouras, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Somos uma empresa com foco no atendimento de coaching pessoal e profissional, e podemos ajudar você a ser sua melhor versão.

O programa Imersão ReStart-C fará você descobrir mais sobre si mesmo para alcançar todo o seu potencial. Garanta sua vaga nessa imersão de 3 dias e tenha acesso a transformação que a imersão promove!

Posts Recentes