Como reformular crenças limitantes?

As crenças limitantes influenciam profundamente o seu comportamento e impactam negativamente a forma como você vive, impedindo suas conquistas e gerando uma série de frustrações na sua trajetória.

Ao tomar como verdade alguns pensamentos e ideias negativas sobre si, você deixa de experienciar oportunidades desafiadoras, edificantes e ricas ao longo de sua jornada.

É como viver em uma prisão de vícios comportamentais que impede você de confiar em si, de arriscar, enfrentar desafios e ir em busca da sua realização pessoal e profissional. 

Segundo a PNL (Programação Neurolinguística), as crenças limitantes podem ser classificadas em:

  • hereditárias: herdada dos familiares por meio de seus julgamentos sobre você enquanto criança, 
  • pessoais: resultantes de experiências frustrantes no decorrer da sua vida,
  • sociais: ideias e pensamentos impostos pela sociedade, mídia e ambiente que vive. 

Todas se tornam uma discreta forma de autossabotagem, onde você impõe obstáculos à sua felicidade.

Superar as crenças limitantes é mudar a sua percepção sobre si e ressignificar a forma de enxergar-se e sentir-se.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira.

O que, exatamente, são crenças limitantes?

Crenças limitantes são pensamentos (ou ideias) impositivos criados ao longo da nossa vida, que acabam por se tornar verdades e moldam nossa personalidade, ou seja, são barreiras mentais que vamos construindo no decorrer da nossa vida.

Quer alguns exemplos?

Talvez, quando criança, você ouviu alguém lhe dizer, uma ou mais vezes, que seu irmão ou irmã eram pessoas melhores que você. Ou que seu primo era mais inteligente e tomou para si essa verdade.

Quem sabe, na sua vida adulta, você concebeu como verdade que não consegue emagrecer porque toda a sua família tem excesso de peso.

Ou ainda, de tanto ouvir que a vida é muito difícil, que a felicidade não existe, que o sucesso é para os ricos, você absorveu para si essas ideias como verdade absoluta.

Será que no fervor de uma discussão conjugal, ou término de uma relação, você não tomou para si que não merece ser amado(a) e feliz e passou a ter medo de se entregar a um novo amor?

Quantas vezes você afirma que é atrapalhado(a), desorganizado(a) ou que não é nessa vida que vai ficar rico(a)?

Por vezes, a mídia e a sociedade nos impõem ideias que o mundo é cruel, ou perigoso, que justiça não existe e só é feliz quem é famoso, belo e rico. E nós concebemos esses pensamentos como reais.

Resumindo: crenças limitantes são percepções ou convicções que a pessoa tem sobre si, a partir de pensamentos e ideias que ouviu ou viu e de experiências que vivenciou e crê serem reais, influenciando o seu comportamento e impedindo o seu crescimento pessoal e profissional.

Qual o impacto das crenças limitantes na vida?

As crenças limitantes orientam como você se sente em relação a si, ao outro e a vida. Como você se sente, por sua vez, interfere diretamente no seu comportamento, nas suas ações e decisões, e impactam negativamente, praticamente em todos os setores da vida.

Por exemplo: se você alimenta o pensamento de que não é inteligente, organizado, capaz ou não merece o sucesso, passa a crer nisso e a se comportar de forma insegura, confusa e até mesmo com sentimento de inferioridade, em praticamente todas as situações da sua vida.

A percepção negativa de si pode levar a sentimentos de inadequação, de baixa autoestima e de não merecimento.

Pensar e sentir que não é capaz ou não é merecedor são fatores cruciais para impedir você de enxergar oportunidades, buscar possibilidades e superar desafios, impactando direta e negativamente:

  • nas suas tomadas de decisões,
  • no seu comportamento,
  • na construção da sua carreira,
  • no relacionamento afetivo e na vida familiar,
  • na sua saúde mental,
  • na sua realização pessoal e profissional.

Destacamos que a Forbes em uma de suas matérias traz um estudo publicado no The Journal of Positive Psychology mostrando que as crenças negativas (em especial as hereditárias) nem sempre estão associadas a melhores resultados e sim:

  • a menos sucesso,
  • menor satisfação no trabalho e na vida pessoal,
  • menos saúde,
  • mais emoções negativas,
  • mais depressão.

Como ressignificar crenças limitantes?

O primeiro passo para ressignificar suas crenças limitantes é aceitar que elas existem, identificá-las é reconhecer que você vive aprisionado(a) a elas.

A partir desse reconhecimento, você precisa desejar mudar e se conscientizar que em todo processo de mudança o único elemento-chave para esse processo é você.

Ou seja, tudo depende da sua mudança de mentalidade e esse é um processo de autodescoberta e de transformação individual.

Eliminar suas ideias e pensamentos negativos e substituí-los pelos transformadores não é simples, afinal, se durante a maior parte da sua vida você pensou e sentiu que o sucesso não é para si, o seu comportamento não irá mudar repentinamente, ele será construído, aos poucos.

Nessa hora, o coaching é um grande aliado no desenvolvimento do seu autoconhecimento e no despertar de novas concepções sobre si. 

Quer ressignificar suas crenças limitantes? Entre em contato com Descomplicouti e dê o primeiro passo para se descobrir positivamente.

Posts Recentes