Desenvolva sua comunicação pessoal para carreira

A comunicação pessoal para carreira é uma das competências mais valorizadas no mercado e indispensável para o profissional que busca a realização e o sucesso.

À medida que o mercado de trabalho se transforma, as habilidades sociais e comportamentais (soft skills) passaram a ser requisitos fundamentais para os recrutadores e desenvolvê-las é uma necessidade do profissional do presente e do futuro.

Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, pelo Business Name Generator, 71% dos profissionais entrevistados acreditam que cada vez mais as soft skills serão importantes e valorizadas no ambiente corporativo.

E cerca de 25% deles consideram a comunicação como a mais necessária delas.

Quer saber como desenvolver uma comunicação eficiente e positiva? Continue a leitura e confira as sugestões da Descomplicouti para você.

A importância da comunicação pessoal para carreira

Apesar do home office, da automação e digitalização dos processos, é praticamente impossível pensar no dia a dia corporativo sem a necessidade de relacionamentos interpessoais. 

Afinal, um líder, por exemplo, precisa constantemente se comunicar com a sua equipe, com parceiros, sócios e até mesmo superiores. 

Da mesma forma que no mundo corporativo estamos diariamente nos relacionando com clientes, fornecedores, superiores e subalternos. 

Nesse cenário, desenvolver a comunicação pessoal para carreira envolve um conjunto de ações, que inclui:

  • saber o que dizer e como falar, 
  • escutar, 
  • repassar informações,
  • transmitir orientações, 
  • motivar a equipe.

Qual a importância de desenvolver uma comunicação positiva e eficiente? Esse aspecto auxilia no(a): 

  • relacionamento mais próximo e transparente, 
  • melhora do clima organizacional, 
  • resolução de problemas,
  • abertura de mais oportunidades de crescimento e sucesso.

Habilidades essenciais de comunicação

Para melhorar a sua comunicação pessoal, você precisa observar ações e comportamentos seus que na maioria das vezes passam despercebidos e que vão muito além do falar ou escrever palavras certas, no momento exato, como, por exemplo:

Escuta ativa

Desenvolver a comunicação pessoal para carreira envolve a escuta ativa, afinal, aprender a ouvir o outro:

  • evita mal-entendidos, 
  • torna a relação mais transparente,
  • ajuda a construir relacionamentos mais sólidos e times mais unidos.

Sem contar que quando os demais membros da sua equipe percebem que podem falar e sentem que serão ouvidos, eles se tornam mais seguros e propensos para se comunicarem abertamente, compartilhando experiências, dúvidas, informações e ideias. 

Comunicação não verbal

Quando se fala em comunicação pessoal para carreira, é preciso destacar que olhares, gestos involuntários, expressões faciais e trejeitos também transmitem mensagens.

Por melhor que seja o seu discurso, alguns gestos involuntários, como balançar as pernas, mãos tremendo ou suando e olhar tenso, podem demonstrar nervosismo, ansiedade e insegurança.

Ou seja, a sua comunicação não verbal diz muito sobre você e o seu momento, por isso ela também precisa ser desenvolvida.

Clareza e concisão

Clareza e concisão são o caminho para uma comunicação pessoal para uma carreira eficiente e bem-sucedida, sendo necessário buscar sempre passar a mensagem de forma simples e compreensível.

Seja breve e evite falas longas. Em caso de informações mais complexas, use formas e exemplos de fácil compreensão, isso evita confusões e diferentes interpretações. 

Agora que você conferiu a importância da comunicação pessoal para carreira, que tal conhecer o Método Impulso da Descomplicouti.

Individual ou coletivo, ele é ideal para quem quer transformar seu futuro, aprendendo a se comunicar eficaz e estrategicamente, além de aprimorar suas habilidades de vender, sua experiência e competências, garantindo que você se destaque nas oportunidades profissionais.

Entre em contato e saiba como dar um up na sua carreira com o Método Impulso da Descomplicouti.

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