Em um mundo às vezes confuso e estressante, repleto de informações, muito veloz, cheio de planos e muitas metas a cumprir, o coaching ajuda a melhorar a capacidade de tomar decisões.
Há algum tempo, uma publicação no Wall Street Journal surpreendeu e assustou seus leitores ao estimar que um ser humano toma em torno de 35 mil decisões por dia.
Sendo verdade ou não, fato é que do momento que o despertador toca até a hora de ir dormir tomamos decisões o tempo todo.
Muitas delas são automáticas e passam despercebidas, como escolher a roupa, o calçado, o que comer, ler, quem responder no celular, onde almoçar, ir ou não para a academia, fazer compras e entre outras que fazem parte do dia a dia.
Outras questões exigem maior atenção porque envolvem dinheiro, projetos, pessoas, o trabalho, metas, filhos, cônjuge, a carreira, o presente e o futuro, e muitas trazem inseguranças e até mesmo medo, estresse e ansiedade.
Nessa hora, o coaching é um grande aliado para ajudar a desenvolver a capacidade de decisão.
Vamos saber como? Continue a leitura e confira.
Como o coaching te ajuda e impacta na tomada de decisão?
Para compreender como o coaching ajuda na tomada de decisão, é preciso primeiramente entender que estamos falando de uma metodologia utilizada por profissionais para ajudar a desenvolver o potencial que existe em cada ser humano.
Essa metodologia é pautada em técnicas e práticas que auxiliam o desenvolvimento do autoconhecimento e a evolução do indivíduo.
O autoconhecimento, por sua vez, ajuda a pessoa:
- Identificar suas emoções negativas;
- Observar e gerenciar seus impulsos;
- Desenvolver a inteligência emocional;
- Aprimorar suas habilidades;
- Elevar a autoestima;
- Tomar decisões assertivas e seguras.
A importância da análise SWOT no processo do coaching
Lembra que falamos que o coaching é uma metodologia pautada em técnicas e práticas que auxiliam o desenvolvimento do autoconhecimento e a evolução de uma pessoa?
Uma das técnicas mais usadas pelos coaches é a Análise SWOT, principalmente no processo de coaching executivo, já que no ambiente corporativo as tomadas de decisões geram mais estresse e exigem mais cuidado e segurança.
A ferramenta de análise SWOT é bastante conhecida e muito usada em empresas, principalmente quando se trata de planejamento estratégico.
A sua metodologia se baseia em mapear:
- os pontos fortes,
- as fraquezas,
- as ameaças,
- as oportunidades.
E nesse caso, o coaching ajuda nesse mapeamento, tanto no que diz respeito aos pontos pessoais como os que envolvem uma equipe de trabalho, ou a empresa, por exemplo.
3 principais aspectos que o coaching te ajuda na tomada de decisões
Especialmente o coaching ajuda em três aspectos distintos e fundamentais para uma tomada de decisão consciente e segura, seja na vida profissional ou pessoal.
Esses aspectos são:
Manter o foco: o excesso de possibilidades pode ser um entrave na hora de decidir. O coaching auxilia a focar naquilo que é importante e pertinente à decisão que precisa ser tomada.
Validar a decisão: o coaching ajuda a perceber que toda decisão exige alguma renúncia, requer alguma troca e pode resultar em efeitos individuais ou coletivos, ou seja, ensina a refletir e ponderar antes de agir.
Compreender o seu significado: o coaching ajuda na reflexão de que toda tomada de decisão é resultado da necessidade de uma mudança para melhorar uma situação e geralmente exige que a pessoa saia da zona de conforto, ouse fazer diferente e melhor.
Quer ter o comando da sua vida, potencializando-se como ser humano e como profissional? Agende o seu coaching conosco.
A Descomplicouti é uma empresa com foco no atendimento de coaching individual e em grupo, a primeira sessão é gratuita. Preencha seus dados neste link. Vem com a gente!